sexta-feira, março 30, 2007

Parabéns


Hoje este blog está de Parabéns pelo 1º Aniversário. Como leitor assíduo não podia deixar de dar uma palavrinha às meninas das bicadas e das minhocas. Que contem muitos é o meu desejo.

Regionalismos

No livro "CANAS DE SENHORIM - História e Património"-1996 existe na página 101 um espaço dedicado a regionalismos recolhidos à altura pelo Grupo de Teatro Amador de Canas de Senhorim. Como se tornaria exaustivo transcrevê-los a todos, aqui fica a selecção Kunami.
A
Achadiço-pessoa que veio acidentalmente para a terra; que não é natural da mesma.
Amochar-baixar, acocorar, retrai-se.
Amorrinhado-adoentado, enfraquecido.
Azurragado-sacrificado com o trabalho ou sob pressão.
B
Bezaina-bebedeira, borracheira, carraspana.
Borra-Botas-palerma, desajeitado, conanas.
C
Cadabulho-cavar a parte do terreno onde não chega a charrua "vou fazer os cadabulhos".
Cagarola-cobarde, medroso.
Choninhas-anjinho, palerma, conanas.
Corriqueiro-vulgar.
D
Derrabado-atrasado, último, "Não fiques para trás. És um derrabado."
Desancar-bater até desancar "Hoje até te desanco!..."
E
Empoucado-amalucado, de fraco tino.
Empelgado-parecido,"é mesmo o pai empelgado".
Engerido-pessoa fraquinha.
Engonhar-enronhar.
Esbijada-esticada ou larga, " a camisola já está esbijada".
Escanevar-chover intensamente, "que grande escanevada".
F
Fanico-desmaio;"Ponho-te aos fanicos!..."- pôr aos pedacinhos.
Fuínha-avarento; esfomeado; "unhas de fome"; somítico, agarrado.
G
Gôgo-tosse; rouquidão; "Estou com o gôgo".
Golandrina-faladeira; espalhafatosa;desjeitada.
L
Labrego/Labrosco/Labrusco-inculto, grosseiro, rude
M
Macharufada-comida sem apresentação e sem paladar, actividade sem ordenamento.
Mochanas-resíduos de lenha queimada a cair do lume.
Mostrongo-pessoa que nada faz, só estorva.
P
Paivante-cigarro
Pantomineiro-mentiroso;aldrabão.
Patanheiro-chuva miudinha.
Pisão-pedra pendurada à fechadura das portas que é acionada por um cordão à distância. Usa-se pelo Carnaval.

R
Repigar- cortar as couves aos bocados.
S
Salgadicha-sardanisca.
Sôfrego-ávido.
Solipé-andar só com um pé.
T
Tranganho-pau para bater.
Tranglitanas-desajeitado, abimbalhado.
Trombalazana-trombudo, de poucas falas.
Trôxa-Môxa-em desordem, sem "rei nem roque", adaptação de francês "trouche mouche" «em casa do Manel anda tudo à trouxa-môxa»
U
Unhas de fome-fuínha; avarento.
V
Valdevinos-pinante; aquele que vive sem rumo;desorientado.
Z
Zupar-bater.

sábado, março 24, 2007

Jornal o Diário (continuação)


Fumos sujos nos Fornos

O fumo das gigantescas chaminés da Companhia Portuguesa de fornos Eléctricos vê-se da Serra da Estrela nos dias em que a neblina natural não se mistura com esta névoa negra, constante suja assassina.
Quem, pela noite, observa na saída dos fornos o bailado das fagulhas pode achar belo o espectáculo de estrelas cadentes a que assiste. Mas a fuligem cobre de pó de carvão os pastos em redor de Canas de Senhorim, mancha as roupas que nas casas se estendem, estraga as pessoas, os animais e as casas. O negro de fumo das chaminés dos fornos é uma praga.

Os 800 trabalhadores da empresa são os mais castigados com a poluição desta fábrica de componentes químicos para adubos.
“Os regulamentos de higiene e segurança não são cumpridos minimamente nos fornos”, diz-nos António Ramos Loureiro, dirigente sindical dos Metalúrgicos de Viseu, trabalhador na empresa. Os operários metalúrgicos são 500 nos Fornos Eléctricos, constituindo mais de 40 por cento do total dos associados do Sindicato Metalúrgico de Viseu.
“ Em vez de nos darem um litro de leite, meio litro que fosse, para desintoxicação, instalaram uma máquina na empresa para os operários tirarem refrigerantes…”, acrescenta o dirigente sindical.
Entrevistámo-lo à porta da Companhia, passa pouco da meia-noite, hora final do turno de trabalho que António Loureiro cumpriu. O porteiro da empresa vê-nos a fotografar as chispas e diz: “dentro de algum tempo já não há nada desta porcaria a sair das chaminés: instalaram agora um sistema nos fornos novos para não deitar fumo…”Fica a informação por confirmar. “Diz-se” que o negro de fumo vai deixar de cair sobre o que é limpo em Canas de Senhorim.

O Seguro Morreu...

“Montaram filtros o forno 15 mas não resolveram o problema dos fornos 9, 10, 11, 12 e 14” diz António Loureiro que alerta para o facto de estar a ser montado um jardim-de-infância a 400 metros da empresa. “ As crianças vão estar sujeitas àquele ambiente. Hão-de ficar com muita saúde!...”.
Quem já não tem muita saúde são os operários dos Fornos. A agravar a falta de condições têm um bom refeitório na empresa que não funciona. “ A malta vem aviada de casa e sujeita-se a comer tudo frio, quando há uma boa sala por explorar.” O dirigente metalúrgico é de opinião que os patrões estão a caminhar para a redução progressiva do pessoal. O Contrato Colectivo de Trabalho é cumprido, mas todos os postos de trabalho que ficam desocupados, por invalidez, reforma ou emigração daqueles que trabalham na empresa, não correspondem a novas admissões.
“ Á falta de uma lei de despedimentos como aquela que os industriais pediram ao Balsemão no Porto, o patronato vai reduzindo os postos de trabalho nos Fornos sobrecarregando os trabalhadores que ainda se mantêm no activo”, diz Loureiro.
Esta sobrecarga aumenta o número de acidentes e o dirigente sindical é peremptório ao afirmar que “este trabalho é dos mais perigosos; corremos a todo o passo o risco de uma explosão e não há meio de fugirmos.
“A empresa – prossegue – criou umas varandas anti-fogo, mas hão-de servir de muito se houver um incêndio!...Já houve dois grandes acidentes aqui nos Fornos e só uma explosão ocorrida aqui há três anos houve um morto e um ferido. Este trabalha agora nos balneários por incapacidade”.
A companhia possui um seguro de trabalho que coloca sérios problemas aos trabalhadores e ao sindicato que os representa. António Loureiro explica:
“No sindicato temos agora um problema que é exemplar desta situação. Um trabalhador sofreu aqui há tempos um acidente de trabalho. Foi atropelado dentro destas instalações por uma viatura em manobras e ficou com um grau de incapacidade superior a setenta por cento. Estamos em tribunal com a seguradora porque aqui só nos dão um cartão da companhia que não tem valor em processos judiciais. Estamos a aconselhar os nossos associados a exigirem uma apólice, o único documento que o tribunal dá por bom”.


_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*


Mineiros do urânio não são ouvidos


A Comissão de Trabalhadores das Minas da Urgeiriça mantém-se atenta ao evoluir da empresa Nacional de Urânio-EP e informações formais dessa situação não lhe faltam.
“O Conselho de Gerência da empresa não nos ouve nem responde às nossas perguntas. Se nos chama lá é para sermos ouvintes. O Conselho de Gerência é que manda.”
Manuel Fonseca, Orciano Pereira e Álvaro Marques, todos da CT das Minas, recebem-nos num contentor azul-escuro que serve de sede à comissão. Um termo-ventilador quebra o gelo.
“O principal problema nesta empresa é a falta de contactos entre a gerência e os trabalhadores” – afirmam.” Não participamos na gestão da empresa senão como ouvintes”.
Os outros problemas decorrem, segundo os trabalhadores da “falta de uma política de venda do urânio”. A empresa “ só vende aquilo que precisa para se manter e está a armazenar o resto da produção à espera dos preços melhores no mercado internacional”. Ainda assim, “esta medida de gestão é da iniciativa do Conselho de Gerência, porque a nível nacional não há ordens, não se sabe o que se vai fazer ao urânio que extraímos”.
Por informação do CG, os trabalhadores souberam em 1981 que se aguardava uma subida do preço do urânio em 1985. Dados mais recentes apontam só para os finais da década
Entretanto a empresa não pára, mas os trabalhadores que são reformados não são substituídos, embora na região da Urgeiriça se considerassem asseguradas, em Abril do ano passado, 2865 toneladas de Urânio. Este minério manteria a empresa em laboração, aos ritmos actuais, durante mais 24 anos.
As reservas nacionais serão, por outro lado, de 10 mil toneladas. Exploradas à média actual de 120 por ano, “ só daqui por 80 anos teríamos o urânio todo cá fora” dizem os membros da CT.
No entanto, os trabalhadores estão convencidos de que a extracção terá que ser feita muito rapidamente. “Nos próximos vinte anos”, dizem, “porque outras energias vão sendo descobertas e aproveitadas e o urânio que não se vender até ao ano 2000 fica com certeza para deitar fora”.
in Jornal o Diário, 28 de Janeiro de 1983





quarta-feira, março 21, 2007

O dia dos Dias

Como é do conhecimento de todos, hoje é o dia em que se comemoram muitos dias. Ele é o dia da árvore, da poesia, do sono..... Mas, o que me levou a fazer este post foi o dia Universal do Teatro, pois não podia deixar uma palavra de apreço e ao mesmo tempo de agradecimento ao nosso excelente grupo de Teatro Pais Miranda, que tão longe tem levado e dignificado o nome de Canas de Senhorim. Arrisco dizer que, mesmo sendo amador faz um trabalho muito próximo e quiçá melhor do que muitos grupos profissionais.
Pena é que as entidades competentes deste país não lhe dêm o devido apoio e atenção. Tivesse ele sediado numa terra que eu cá sei e a "música" seria outra.
Parabéns a quantos fazem parte do Grupo de Teatro Pais Miranda e continuem o bom trabalho.

PS: para quando a casa da cultura?

terça-feira, março 20, 2007

MANIF

O despertador tocou. Apesar de ser sempre o despertador a fazer de galo, teimava em não se habituar àquele som e acordava sobressaltado. De seguida semicerrou os olhos rodou o corpo para o lado direito e confirmou as horas, o relógio marcava 6:30. Devido à hora madrugadora o corpo pedia-lhe o aconchego da cama, mas o seu coração e a sua vontade impeliram-no para fora do leito. Afinal, era o dia agendado para mais uma ida a Lisboa, a fim de reivindicar a criação do Concelho de Canas de Senhorim.
Antes de fazer a sua higiene pessoal certificou-se que toda a sua família tinha acordado. Os seus dois mais velhos que tinham ficado até tarde no Quebra não mostraram qualquer vontade em acordar, mas depois de muita insistência lá saltaram da cama.
Uma vez prontos, cada um pegou na sua bandeira, numa alcofa com o farnel e lá foram rumo à EB 2,3 Engº Dionísio Augusto Cunha. Pelo caminho e à medida que se aproximavam do local o número de pessoas ia engrossando, o que juntamente com o amarelo e vermelho das bandeiras dava um colorido singular ás ruas.
Quando se preparavam para partir até à capital, eis que surge o Zé Pelacinho com a sua sineta e dizer repetidamente com a sua pronúncia inimitável “ a manifestação foi cancelada, a manifestação foi cancelada”. As pessoas já dentro do autocarro iam olhando umas para as outras incrédulas e como que questionando de quem teria partido tal decisão…….De repente deu um salto na cama e despertou do sonho. Acto contínuo foi à janela e viu a sua rua por alcatroar, os passeios despidos de ladrilho e metade das lâmpadas fundidas. Resignado foi novamente para a cama e em vez de contar carneiros para adormecer pôs-se a enumerar as carências da Vila, enquanto que ao longe ouvia a ecoar “A LUTA CONTINUA” e “CANAS UNIDA JAMAIS SERÁ VENCIDA”.

sábado, março 17, 2007

Há Leão!

F.C.Porto 0-1 SCP
Após 10 anos sem vitórias na casa do F.C. Porto, eis que o Sporting com uma equipa recheada de miúdos da casa (Nani, Veloso,Moutinho, Djaló,Caneira (um pouco mais velho), Pereirinha e Custódio que muitas vezes foram apelidados de inexperientes deu uma lição de bem jogar futebol ao todo poderoso Porto. São exibições como esta que aumentam o orgulho de ser sportinguista. Ah, já agora, alguém se lembrou do levezinho???
Em resumo, grande jogo, grande exibição e maturidade dos mais jovens e já agora grande golo do Rodrigo Tello.
E afinal os jogadores do Sporting não ganham assim tanto, nós é que ganhamos pouco!


Jornal o Diário - 28 Janeiro 1983

Como todos sabemos a questão da criação do Concelho de Canas é um problema que tem mobilizado e feito sonhar muitas gerações de Canenses. Devido ao empenho da população e às acções levadas a cabo pelas pessoas que encabeçaram o movimento, tornou-se numa questão Nacional a que ninguém fica indiferente.


Como prova disso aqui fica parte de uma reportagem feita pelo Jornal o Diário (edição nº 20 de 1983), no suplemento Vida Local, que aborda diversos problemas do concelho.

Futuramente conto dar seguimento à reportagem publicando o restante material integrante da reportagem (derby Canas-Nelas, Fornos Eléctricos, Minas da Urgeiriça...).






Canas de Senhorim é o tema central em Nelas


Estamos em Nelas, entre o Mondego e o Dão, quatrocentos metros acima do nível do mar.
O ar fino e seco de meia altitude dulcifica a vida, como se escreveria num panfleto dos anos 40.
Estamos no coração da Beira Alta, enquadrado pelas muralhas da estrela e do Caramulo e pelos rios da Poesia e do Vinho.
Estamos num planalto pleno de panoramas policromos – o violeta das montanhas distantes, o verde dos pinhais, o castanho das vinhas vindimadas, o vermelho das telhas sobre o granito.
Esta é a pátria da fruta mais aromática e daquele que já foi chamado do soberano dos vinhos de mesa.
Estas são as Terras de Senhorim, terras cheias de história dos primeiros tempos de Portugal e de tradições municipalistas ainda bem vivas.
Este é o jovem concelho de Nelas, onde só a vila sede possui água canalizada para os domicílios.
Este é o município de Nelas a braços com a vontade férrea do povo de Canas de Senhorim de restaurar a sua independência administrativa.
E esta vontade, que podemos verificar a cada passo, é a grande questão da actualidade no tal coração da Beira Alta, no referido planalto policromo, na pátria da fruta aromática e do rei dos vinhos nas tais Terras de Senhorim.

*****
À independência da freguesia de Canas de Senhorim; ao concelho perdido há 116 anos nas incertezas do reformismo liberal e do seu pseudo-centralismo, como dizem os restauradores; à autonomia ciclicamente reivindicada pelos canenses, todos os assuntos estão hoje ligados.
Para se falar da restauração do município de Canas de Senhorim não é preciso entrevistar, como fizemos, o movimento amplamente unitário, rigorosamente apartidário, que persegue tal objectivo; não é necessário passear pela bela povoação de Vale de Madeiros, sem água nem esgotos, e ouvir dizer que “quando Canas tiver uma Câmara…”
A questão está presente em todas as conversas, especialmente agora, em períodos como este de luta acesa entre a freguesia rebelde e a sede do concelho, entre o poder local de Canas de Senhorim e o poder central de Lisboa que tenazmente retarda a restauração – ao que parece inevitável do município.
“o diário” , neste Suplemento de Vida Local, não pôde, nem queria fugir à questão e ouviu os interessados. Falou em Nelas com os que são de Nelas e em Canas de Senhorim com os que não querem ser de Nelas.
Ouvimos as razões de uns e de outros, as queixas volumosas dos canenses, um certo temor por parte dos nelenses de que a saída de Canas de Senhorim, com o seu potencial industrial, signifique o desmoronamento do actual concelho.

*****

É difícil, em Nelas, falar de outra coisa que não o problema de Canas. Nos Fornos Eléctricos que poluem os prados do concelho e põem em risco a vida dos metalúrgicos, falou-se em Canas de Senhorim; nas Minas da Urgeiriça que não sabem o que hão-de fazer ao urânio nacional, o movimento restaurador também veio à baila, como no diálogo com os agricultores desprezados de Senhorim e Carvalhal Redondo, como na conversa com a população combativa de Santar.
O caso do momento foi até simbolizado num renhido jogo de futebol do distrital de Viseu, entre uma equipa de Nelas e outra de Canas de Senhorim. Só não conseguimos ouvir sobre a questão o presidente da Câmara Municipal de Nelas, eleito em 12 de Dezembro do ano passado. É um facto que lamentamos. Contávamos com as suas palavras para expressar as apreensões e os argumentos daqueles que em Nelas são contra o concelho de Canas. Mas a política partidária cria embaraços assim em casos como este. Veja-se o sacrifício de Vizela na Assembleia da República.

in Jornal o Diário , 28 Janeiro 1983

Nomes Canenses


Canas tem alguma rua com 1051 números?

Edificio Rossio


Alguém tem palpites sobre a localização deste edíficio?

GDR


Fiquei um pouco entristecido ao ler a entrevista do Lino no CS com o relato de algum desinteresse da rapaziada nova (bom, mais nova quero eu dizer...) no nosso clube.
A subida de divisão tem de puxar pelo clube e tornar cool o apoio à nossa equipa!!!
P.S - Que saudades de um jogo na Raposeira!!!! Carreira, Nuno,Fernando Jorge, Carvalhal, Delfim, Paulo Dias, Quim, Abdul, Moitas, entre outros, foram os meus ídolos de infância!!!!

O início da recuperação


Alguém se lembra do Benfica-Sporting (2ª volta) do ano passado? Eramos os coitadinhos contra o colosso Benfica de Marcel e cia.
Amanhã a história repete-se.
A tripeiragem que nos aguarde.....

sexta-feira, março 16, 2007

Frangetto

Uma vez que o jogador Frangetto é tão querido pelo treinador do seu clube, acho que seria bom para todos ele começar a ser também titular nos jogos da Superliga. Assim talvez a luta pelo 2º lugar se tornasse mais interessante.

quarta-feira, março 14, 2007

Os Benfiquistas no Sábado

É pena as melancias não terem as cores invertidas....é que me tinha dado mesmo muito jeito para este post !!!!

terça-feira, março 13, 2007

Data Histórica

Durante a Assembleia Geral do Campo Grande Football Club, realizada a 13 de Março de 1906, os irmãos Gavazzo e José Alvalade apresentaram as suas demissões deste clube. Este último anunciou que iria formar um novo Clube. Estava dado o primeiro passo para o nascimento do Sporting Clube de Portugal.

in www.scp.pt

domingo, março 11, 2007

Bem-vindo

O Kunami Fresquinho, conta com um novo "Vendedor de Kunami", ou por outras palavras com um novo contributor de seu nome Manuel Henriques. Bem-vindo e faça deste blog o seu blog.

Continua actual....






Sr. Presidente Srs. Deputados

Quando na campanha eleitoral nos apresentamos ao povo, dissemos-lhe que se ganhássemos as eleições para o executivo da Câmara, procederíamos de maneira a não privilegiar fosse que freguesia fosse tivéssemos nela apoio eleitoral ou não. Prometemos que se fossemos executivo procuraríamos que o crescimento do Concelho se desenvolvesse de maneira harmoniosa isto é resolvendo dentro das possibilidades orçamentais as carências das povoações principalmente as mais desfavorecidas.
Não ganhámos, outros que demagogicamente prometeram mundos e fundos foram escolhidos para governar.
Volvidos quase dois anos, que fizeram os Srs. Correia, Lopes & Garcia, lda. Afinal o que estes 4 srs. (sim porque eles são o verdadeiro executivo) fizeram do voto daqueles que confiando numa sigla os elegeram? Não estão aqui em causa partidos ou coligações, mas sim pessoas que deles se serviram para alcançar o poder.
Quando em 1980 esta assembleia começou a funcionar o sr. Presidente da Câmara já tinha cozinhado e feito aprovar pela assembleia cessante o orçamento e o plano para esse ano. Sabendo que um dos poderes desta assembleia é a de fiscalizar e fazer cumprir o plano e o orçamento o sr. Presidente nunca teve, e ele sabe bem porquê, a hombridade de enviar aos membros desta assembleia uma cópia dos ditos. Claro que o sr. Dr. Correia e o executivo sempre mostraram pouca simpatia e nenhum respeito por esta assembleia; pois até hoje nunca cumpriram as deliberações dela mesmo as que por eles aqui foram propostas.
Sr. Presidente srs. Deputados este executivo na sua ânsia de vingança política e cegueira ideológica, tem feito com que os dinheiros públicos tenham servido não para desenvolver as povoações mais carenciadas, mas sim para obras de fachada de pouco ou nenhum interesse para a esmagadora maioria do povo deste concelho. Se algum desenvolvimento se tem notado na sede de concelho ele pouco ou nada tem beneficiado a qualidade de vida dos seus habitantes principalmente os mais desfavorecidos.
Enquanto se procura neste país fazer desaparecer ideias colonialistas o executivo da Câmara desenvolve-as a fim de melhor poder atingir os seus fins.
Assim tirando partido da rivalidade Canas-Nelas, estes Srs. aproveitam para colonizar as freguesias do concelho em benefício de obras supérfluas na sua sede.
É ou não verdade que esta assembleia aprovou um plano de obras e um orçamento para 1981 que beneficiava todo o Concelho? Porque é então que o plano de obras não se cumpre e os dinheiros públicos saltam de verba em verba até irem cair nas pedrinhas e nos mosaicos das ruas da sede do concelho. É ou não verdade que enquanto se remodela principescamente a rede eléctrica do concelho povoações há que têm ruas sem luz e outras com lâmpadas há bastante tempo fundidas?
Quando foi proposto à assembleia que o vereador José dos Santos Lopes, mais conhecido pelo Zé promessas mentirosas, passasse a regime de tempo inteiro, a Câmara baseou a sua proposta na necessidade de um maior apoio às obras em curso, porém mais tarde a mesma Câmara veio propor-nos a redução de obras por falta de verba. Então meus srs. não há verba para dar andamento e cumprimento ao plano de obras e há verba para pagar 32 contos a um indivíduo para prometer e mentir?
Previa-se gastar em Carvalhal Redondo 3500 contos na compra de um terreno e abertura da Rua do Futuro. Então sr. executivo, quantos pregos pregaram nesta freguesia? Que fizeram em Senhorim, Santar Moreira, Carvalhas, Vila Ruiva e nas outras aldeias? Que se passa com a estrada que liga Canas-Aguieira-Pisão? É ou não verdade que o sr. presidente da câmara quando lhe falam no assunto toma as culpas ao Zézito dos buracos ou então à Junta de Freguesia de Canas.
A falta de diálogo desta Câmara é de facto notório. O seu presidente preferia ditar que dialogar, e quando alguém porque tem opinião contrária o contraria, então termos violentos brotam da sua boca tais como “vós quereis entravar o desenvolvimento do concelho , mas eu esmago-vos”.- que espécie de democracia é esta meus srs.
Canas-Nelas rivalidade que tínhamos esperança que se atenuasse com a entrada do vereador José Lopes a tempo inteiro para o executivo. Infelizmente este Sr. nada cumpriu do que prometeu, atraiçoou tudo e todos por um tacho, juntou-se ao clã colonialista não se contentando a igualá-los mas sim ultrapassando-os. A sua palavra para os canenses não vale um real furado, mente à esquerda e à direita, promete fazer tudo e nada faz. Coitado, a história do concelho reserva-lhe a cognome de “O CAPADOR”.
Os miúdos das freguesias de Canas, Carvalhal e Beijós saberão amanhã que o Sr. José Lopes e o executivo da Câmara de Nelas foram os responsáveis pela sua educaçã não lhes tendo sido ministrada em lugar limpo e saudável.
A nossa contestação à Câmara nada tem a ver com o povo de Nelas. O povo desta terra tal como o das freguesias sabe que não foram as pedrinhas nem os mosaicos que lhes resolveram os problemas e sabem que as obras de que mais beneficiariam seriam as de utilidade pública tais como saneamento, escolas, limpezas, habitação social, municipalização e alienação de solos,etc,etc.
Sr. Presidente, srs deputados não estamos aqui a por em causa a A.D. mas sim aqueles que dela serviram para usarem e abusarem do poder.
Sr. presidente srs deputados este estado de coisas não poderá continuar, os elementos do partido Socialista com assento nesta assembleia tudo farão para lhe pôr cobro.
Intervenção da bancada PS numa assembleia Municipal de 1982

Júniores do GDR - Parabéns



Devido à vitória alcançada na tarde de sábado (3-0) e com a conjugação de resultados de dois dos seus adversários, a equipa de júniores do GDR deveria ter conseguido o 2º lugar e assim o apuramento para a fase final da categoria, mas devido à interpretação de uma lei, acabou no terceiro lugar. Ainda assim Parabéns e força para a próxima época.

quinta-feira, março 08, 2007

Se eu fosse jogador.....

Quando Jogadores de tostões ganham milhões, não há orçamento que resista. O Sporting que se diz ter um dos maiores passivos do futebol português dá-se ao luxo de pagar vencimentos avultados a jogadores que tirando um ou outro jogo não mostraram nada.
Depois não há dinheiro para contratações nem para fazer face às despesas correntes e a solução é alienar património. Deviam era alienar jogadores, basta ver abaixo alguns vencimentos de jogadores que nem no Sporting estão (emprestados) e as exorbitâncias que lhes são pagas.


TOP TEN
Liedson-11o mil euros; Ricardo-75 mil euros; Bueno-73 mil euros; Marco Caneira-68 mil euros ; Romagnoli-66 mil euros; Carlos Paredes-54 mil euros; Polga-54 mil euros, Alecsandro-52 mil euros; Farnerud-44 mil euros; João Moutinho-32 mil euros.
Emprestados
Mauricio Pinilla – 30 mil euros; Luís Loureiro- 24 mil euros;Silvestre Varela-13 mil euros; Nuno Santos-9 mil euros; André Marques-10 mil euros; Wender(que já nada tem a ver com o Sporting)-6 mil euros.
Se os leões se desvincularem dos jogadores que tem emprestados a outros emblemas e não accionar as opções de compra de atletas cedidos por outros clubes fica com 260 mil euros para reduzir, investir noutros futebolistas, ou, então, melhorar as folhas salariais de Nani e João Moutinho, por exemplo, pérolas do actual Sporting.

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de Março de todos os anos. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.
A idéia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.
Este fato levou à uma versão distorcida dos fatos, misturando este evento com o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento porém nunca aconteceu e o incêndio da Triangle Shirtwaist continua como o pior incêndio da história de Nova Yorque.
Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, no dia 19 de Março. No entanto, logo depois, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 140 costureiras; o número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Além disto, ocorreram também manifestações pela Paz em toda a Europa nas vésperas da Primeira Guerra Mundial.
in Wikipedia

quarta-feira, março 07, 2007

Se dúvidas houvesse......


Parabéns

Por iniciativa do Governo, a constituição da RTP - Radiotelevisão Portuguesa, SARL é realizada em 15 de Dezembro de 1955. Tratava-se, portanto de uma sociedade anónima, com capital tripartido entre o Estado, emissoras de radiodifusão privadas e particulares.
As emissões experimentais da RTP (posteriormente, conhecida como RTP1) iniciaram-se em 1956, nos estúdios da Feira popular, em Lisboa.
No entanto, as emissões regulares, só se iniciariam a partir de 7 de Março de 1957, para cerca de 65% da população.
Em 20 de Outubro de 1959, a RTP tornou-se membro da UER - União Europeia de Radiodifusão - e em meados dos anos 60 do século XX passou a transmitir para todo o país.
No dia 25 de Dezembro de 1968 comemorou o Natal com a criação do seu segundo canal, a RTP2.
Dois canais regionais iniciaram a sua transmissão nos arquipélagos, na década de 70:
RTP Madeira, em 6 de Agosto de 1972;
RTP Açores, em 10 de Agosto de 1975.
Após o 25 de Abril de 1974, o estatuto da empresa concessionária da radiotelevisão foi alterado. Em 1975, a RTP foi nacionalizada, transformando-se na empresa pública Radiotelevisão Portuguesa, EP, pelo Decreto-Lei n.º 674-D/75, de 2 de Dezembro.
A RTP iniciou as emissões a cores em 7 de Março de 1980.
No dia 10 de Junho de 1992, iniciaram-se as transmissões da RTP Internacional, em língua portuguesa.
Em 14 de Agosto de 1992, a RTP transformou-se em sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos - a Radiotelevisão Portuguesa, S.A..
No dia 7 de Janeiro de 1998, iniciaram-se as emissões regulares da RTP África, em língua portuguesa, destinado aos habitantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Em 11 de Maio de 2000, a RTP - juntamente com a Radiodifusão Portuguesa (RDP) e a Agência LUSA - passa a fazer parte da sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos denominada Portugal Global, SGPS, S.A..
in Wikipedia






terça-feira, março 06, 2007

Eu Apoio, e você?

O movimento sem fins lucrativos "Deixem guiar o Mantorras", do qual sou apoiante, num acto de enorme nobreza (na sequência da apreensão da carta de condução) decidiu por unanimidade oferecer ao jogador Pedro Mantorras um veículo sem carta, vulgo papa-reformas, para este se deslocar no seu dia-a-dia. Aqui fica em primeira mão a imagem do mesmo.
Boas viagens e vê se não te atrasas para os treinos Mantorras.

O Sporting!...

O Sporting foi prejudicado!...
Eu gosto de ver jogos de futebol, confesso que os do Sporting me causam uma boa impressão devido ao facto de jogarem bonito... São um bocadinho ingénuos, mas porra, o que a gente gosta é de ver uma bela finta, uma boa jogada em velocidade ou mesmo um espectacular remate... O Sporting, quase sempre, faz isso!...
No entanto, também temos de assumir que nas escolas (do melhor a nível mundial) da lagartagem ensina-se muito a cair para o chão... Ou seja, nem sempre que um jogador cai no chão é falta!...
No Lance do fim de semana, Liedson e Rosato embrulham-se na área (ou à entrada!) e caiem no chão, ao levantar-se o “levezinho” dá um coice em Rosato que teatralmente se deita no chão, se levanta por a jogada continuar, voltando a deitar-se no chão depois de o árbitro apitar qualquer coisa!...
Conclusão:
Agressão é vermelho!... Não interessa a intensidade, Liedson fez o gesto de agressão e tocou no adversário... É agressão!...
Depois, e não me venham com outras teorias, se o portista Paulo Costa mostra cartão amarelo a Rosato, tem de apontar a marca de grande penalidade... Não houve nada mais depois da agressão do “levezinho” que implica-se a mostragem de cartão amarelo. Se bem que no relatório há-se aparecer alguma justificação sinistra!...
O Sporting foi prejudicado!... Na minha perspectiva clubística ainda bem... Em termos de futebol é muito mau!... Porque não foi um erro... Foi um roubo!...

Edit:
O Amarelo a Rosato foi por discordar da decisão do árbitro!... Soube agora!...
Qual decisão!... A de não marcar penalty? Estou mesmo a ver o Rosato a dizer ao Costa:
- Ó Sr. Arbitro eu fiz penalty, porque não marcou carago!...
Ou então, ainda mais ridículo, disse:
- Vermelho? Você só mostrou vermelho?

segunda-feira, março 05, 2007

Deixem guiar o Mantorras!!!!

Definitivamente as palavras documentos e Mantorras não "casam" bem. Depois dos problemas com o passaporte, Pedro Mantorras viu-se hoje a braços com irregularidades na sua carta de conduçao, tendo mesmo sido presente a tribunal, o que o obrigou a falhar o treino matinal.



Little Britain

Para mim uma das melhores séries que passaram ultimamente na 2 (ainda pode ser vista quer na BBC quer na SIC Radical). Mas o que torna esta série tão especial? Desde logo os dois personagens (David Walliams e Matt Lucas ), que encarnam uma panóplia de personagens para caricaturar a sociedade e os costumes Britânicos (sendo dado mais enfâse ao gay galês, ao falso deficiente, à adolescente megera e ao travesti falhado). Quem vir esta série não pode estar à espera do politicamente correcto, pois pura e simplesmente não é isso que vai encontrar.
Por tudo isto e muito mais vale a pena ver (já se encontram à venda as temporadas 1 e 2) esta dupla hilariante.

O Caçador


sábado, março 03, 2007

Parabéns Naide!

Naide Gomes sagrou-se hoje campeã da Europa do salto em comprimento em pista coberta, ao vencer o concurso em Birmingham com um salto de 6,89 metros, revalidando o título obtido em Madrid'2005

A marca que valeu à portuguesa, de 27 anos, a medalha de ouro nestes Europeus foi obtida ao 5.º ensaio, e constitui recorde nacional absoluto e melhor marca do ano na disciplina, batendo os 6,82 registados em 28 de Janeiro pela russa Tatiana Lebedeva, em Moscovo.


Atrás da sportinguista (medalha de bronze nos Mundiais de Moscovo'2006), que liderou o concurso logo desde o primeiro salto 6,73 - então a três centímetros do seu próprio recorde nacional, que tinha estabelecido em 6,76 a 12 de Março de 2006, nos Mundiais de Moscovo - ficaram a espanhola Concepción Montaner (6,69), 4.ª nos últimos Mundiais, e a checa Denisa Scerbová com 6,64, com um recorde do seu país.

Com este resultado, que acrescenta 16 centímetros ao recorde nacional, Naide Gomes ficou a 48 centímetros do mítico recorde mundial e europeu de 7,37 metros, estabelecido a 13 de Fevereiro de 1988 em Viena por Heike Dreschler, da antiga República Democrática Alemã.

in Jornal Record