quinta-feira, novembro 06, 2008

Banho Turco

História
Não se sabe ao certo a quanto tempo mantêm-se a tradição do banho turco, mas certamente começou antes da era corrente[2]. Já era conhecido na Grécia antiga e pelos lusitanos[3], e muito apreciado em Roma antiga[4], que possuía termas famosas. Os banhos a vapor foram posteriormente adotados por árabes, turcos e outros povos islâmicos, provavelmente por influência do próprio Maomé, no século VII[4]. Na Europa, o banho turco caiu em desuso na Idade Média, sendo reestabelecido apenas no século XVII[2].

Banho turco e sauna
O banho a vapor é um tipo de sauna, mas difere da sauna seca, de origem finlandesa, porque na sauna seca o ambiente é seco e bem mais quente[2].

Propriedades terapêuticas
A origem do banho turco parece estar associada a tratamentos médicos para desobstrução de poros e hidratação de pele[2]. A transpiração abundante ajuda a eliminar as impurezas do corpo e é particularmente benéfica para as pessoas que tem retenção de líquidos.
O banho a vapor não é recomendado a quem tem pressão alta, doenças cardíacas ou distúrbios de circulação. Essas pessoas podem freqüentar a sauna a vapor, mas devem consultar um médico antes de tomar um banho turco.


Nenhum comentário: