quinta-feira, junho 15, 2006

As melhores escolas...


Ao ler a revista Focus edição nº348 deparei-me com uma reportagem que analisou o melhor estabelecimento de ensino de cada distrito em Portugal Continental.
No distrito de Viseu o melhor estabelecimento foi nem mais nem menos a “nossa” EB 2,3 de Canas de Senhorim. Parabéns.

A Focus correu o país de Norte a Sul para ir ver de perto a realidade dos nossos melhores estabelecimentos de ensino secundário. O que vimos surpreendeu-nos…"

Contraste Beirão

"Poucos alunos, uma vila. Orçamentos diminutos, instalações carenciadas e vontade de fazer a diferença. É o relato de uma escola no interior."

"Uma das melhores escolas do país fica situada num meio pequeno e pacato. Com poucos alunos, cerca de 400, este Conselho Executivo vai-se deparando com os mesmos problemas de todos os outros: um corpo docente cansado e desmotivado, devido às recentes alterações no sistema de ensino, e “o nosso papel torna-se mais difícil porque a nossa missão é motivar os outros”, desabafa António Cunha, o presidente; “em termos disciplinares, os alunos estão mais difíceis e é preciso muita energia para leccionar”, situação que o aumento das idades das reformas vem piorar; orçamentos cada vez mais baixos e que não permitem suprir as necessidades de manutenção, “esta é uma escola velha. Há sempre tubos que rebentam, máquinas que avariam e depois qualquer coisita são sempre 400 ou 500 contos”. Ainda assim há facetas que não podem ser descuradas. Aqui todos os alunos do 2º e 3º ciclo têm uma hora a mais de português e matemática; clubes temáticos, de onde se destacam pela diferença o de columbofilia e de coleccionismo; uma política de enriquecimento que comporta visitas de estudo como a mais recente, cujo destino foi Londres, com uma estadia de cinco dias. E nem tudo está por fazer. Ainda este ano abriram os laboratórios de Biologia, Física e Química, construídos durante o ano lectivo passado. Nesta escola não existe associação de estudantes por uma razão muito simples: “Não é necessária, quando precisamos de alguma coisa é só falar”, explicam os alunos. E é à luz deste ambiente de proximidade que encontramos uma secretaria em gestão de processo. Ou seja, um espaço amplo, sem barreiras, onde um funcionário trata integralmente de todas as questões relacionadas com um aluno. Um simples pormenor como “a eliminação do balcão fi muito importante. Agora, o aluno senta-se à frente do gestor e que remédio tem ele senão atendê-lo.”
in focus ed nº 348

Nenhum comentário: