quinta-feira, outubro 06, 2005

História




Ainda a propósito do dia 5 de Outubro.
Apesar de o dia 5 de Outubro ser primordialmente recordado como a data referente à implantação da República Portuguesa,é também importante recordar que foi há 862 anos nesta mesma data que o Condado Portucalense se tornou independente e deu origem ao Reino de Portugal


Durante a reconquista Cristã da Península Ibérica, quando os reis cristãos tinham dificuldade em vencer os muçulmanos, pediam auxílio aos outros reinos cristãos da Europa.
A pedido de D. Afonso VI, rei de Leão e Castela, acorreram à Península Ibérica muitos cavaleiros cristãos (cruzados). De entre os primeiros chegados à Península Ibérica, estavam dois nobres franceses – D. Raimundo e o seu primo D. Henrique de Borgonha. Como ambos se destacaram na luta contra os mouros mereceram honra de casar com as filhas de D. Afonso VI (D.Henrique com D. Teresa e D. Raimundo com D. Urraca).
D. Henrique tinha a seu cargo o governo e a defesa do Condado Portucalense, mas o seu legítimo rei continuava a ser o Rei de Leão.
D. Henrique morreu em 1125, e como o seu filho D. Afonso Henriques ainda não tinha 4 anos de idade, foi D.Teresa que ficou a comandar o condado Portucalense.

A partir deste período há a registar três factos:
1128 – Batalha de S. Mamede
1139- D. Afonso Henriques invade a Galiza
5 de Outubro de 1143 – Independência


A independência foi conseguida em 5 de Outubro de 1143, através do Tratado de Zamora. No tratado de Zamora, Afonso VII concede a independência ao Condado Portucalense, que passa então a Chamar-se Reino de Portugal e a ter D. Afonso Henriques como o seu primeiro rei.

Um comentário:

cereja disse...

Muito bem. afonso Henriques é o meu heroi, apesar de em Badajoz ter ficado manco. Guardo-lhe muito respeito sempre que visito o seu túmulo.